O Fundador

João Rodrigues Pires (1919–2019)

Foi uma figura incontornável do mundo livreiro português, dedicando cem anos de vida à paixão pelos livros e pela cultura. Começou muito jovem a trabalhar no ramo livreiro, tendo passado por algumas das mais prestigiadas casas de Lisboa entre elas, a Livraria Lourenço de Melo, a Eclética, a Bertrand e a Sá da Costa. 

No final de 1945, deu início ao seu próprio caminho ao fundar a Livraria “O Mundo do Livro”, inicialmente situada na Rua Nova da Trindade. Em 1953, a livraria transferiu-se para o Largo da Trindade, onde permanece até hoje, como símbolo de longevidade e dedicação à cultura e aos livros. 

Ao longo da sua carreira, João Rodrigues Pires deixou uma marca profunda na profissão de livreiro-alfarrabista. Editou obras raras e quase esquecidas, contribuindo para a sua redescoberta e preservação. Foi também um dos primeiros em Portugal a elaborar catálogos cuidadosamente produzidos, prefaciados por nomes ilustres das letras portuguesas, como Aquilino Ribeiro. Esses catálogos, verdadeiros testemunhos de erudição e bom gosto, chegaram às universidades, bibliotecas e colecionadores espalhados pelos quatro cantos do mundo. 

Mais tarde, dedicou-se à reedição de gravuras antigas sobre Portugal, gesto que demonstrava o seu profundo respeito pela memória coletiva e o desejo de divulgar o que de mais belo se produziu sobre o país ao longo dos séculos. 

Trabalhou até aos 100 anos de idade, exemplo raro de vitalidade e amor pela sua arte. A sua vida e obra permanecem como um tributo à cultura do livro e ao papel essencial dos livreiros e editores na preservação do património cultural português. 

Hoje em dia

Texto de como está a loja hoje em dia.

Vídeo